Aprendizagens

Pessoas muitas, algumas leais, outras efêmeras, algumas alegres, outras nem tanto. De todas elas guardo algo, além da lembrança, mas importante mesmo é que delas aprendi algo.
Aprendi que a ganância é a causa da injustiça, que os meus dias podem não ser mágicos, mas as minhas atitudes o tornarão de algum modo. Descobri por exemplo, que um sonho não se realiza apenas por existir dentro de nós e que o esforço da busca, torna-o delicioso.
Tive que aprender a não temer a voz alterada da prepotência só por que naquele momento alguém acredita que tem mais razão que você. Descobri numa tarde, o quanto somos essenciais ao mundo, mas o mundo jamais para se nos perdemos de nossas essências.
Aprendi que estejamos sorrindo ou chorando, o que importa mesmo é a veracidade do sentimento, seja ele qual for. Por todas as decepções que vivi, apesar de meus verdes anos de vida, aprendi que a família deve ser primordial em suas escolhas, mas nem todos os familiares lhe escolheriam se tivessem tido essa chance.
Aprendi de repente, que as crianças só retribuem o que os adultos lhes oferecem e que isso pode determinar inclusive quantos anos elas viverão. Aos poucos, fui descobrindo que o lixo jogado na rua hoje, pode amanhã ser jogado no seu telhado pela correnteza das águas e que você dificilmente lembrará que o jogou.
Que acreditemos nós em qualquer que seja o Deus, ele precisará de sua verdadeira fé para realizar os milagres necessários a tua vida e que não deves considerá-los por seus representantes, humanos e falíveis.
Que a solidão dói para quem precisa suportá-la, mas pode ser a melhor inspiração para aquele livro que você queria escrever a tempo. Que não comer fruta e verduras semanalmente lhe deixa fraco de verdade e que nem todos os enlatados são tão apetitosos como diz a propaganda.
Que todos os dias o sol nasce, mas as oportunidades só surgirão se as procurarmos até no impossível. Que sejamos do jeito que for, é absolutamente necessário que os outros nos respeitem e que precisamos para isso respeitá-los.  Que o silêncio é, na maioria das vezes, a melhor opção e mais sensata, apesar da imensa vontade que tens de dizer algo. Que os amores fazem parte de uma única tentativa, mas que eles podem se repetir, um a cada seu tempo e que nem por isso deixaremos de acreditar que eles existem.
Que o mais importante da vida é compreender as pessoas apesar de suas imperfeições e que costumeiramente chamamos isso de fraqueza. Considero poucas, as minhas descobertas, mas acredito que elas jamais se perderão no tempo, apenas acrescentarão aos meus dias. 
O mais incrível da vida é poder experimentar as mais diversas sensações ter histórias para contar, conhecer pessoas distintas e ainda assim ser muito feliz.
Há momentos em que tocar a flor pode te ferir com o espinho do caule, em que navegar sozinho oferece o risco do naufrágio, apesar de ser maravilhoso contemplar o mar.
E, não parafraseando Shakespeare, mas para dizer como ele que também aprendi, vou começar os próximos parágrafos dizendo o que mais tenho descoberto nos últimos tempos.
Aprendi que não importa quão difíceis são os problemas, as soluções estão dentro de nós.
Aprendi que conviver com pessoas diferentes nos ensina muito, apesar de magoar de vez em quando, se eu não souber exatamente como lidar com isso.
Aprendi que não importa o quão especiais sejam as pessoas que amamos, de vez em quando teremos que esbarrar em seus defeitos.
Aprendi a diferença entre ser humilde e ser humilhado, que não importa como os outros o tratam você deve amar a si mesmo com intensa proporção.
Aprendi que o tempo não resolve os seus problemas se você não fizer algo para que isso aconteça, mas cura amores impossíveis e encarrega-se de transformar medos em grandes histórias.
Aprendi que estejamos aonde estivermos o que importa mesmo é se você está feliz e se sua felicidade não é motivo de dor para alguém.
Aprendi que amigos existem, mas existe um para cada ocasião e que nada acontece por acaso mas que não é legal deixar o acaso conduzir nossas vidas.
Aprendi que lágrimas não amenizam os problemas, mas liberam as emoções. Aprendi que sorrisos conquistam, enganam e revelam a alma das pessoas. Mas o que eu realmente quero dizer é que continuo aprendendo todos os dias e que aprendi pouco da vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amigos são pássaros

Cadernos de adolescente

Ciclos