E é assim o nosso jeito de viver


Acreditando que cada dia é uma maravilhosa lição posso pensar que amanhã certamente será melhor que hoje. Basta que visitemos o baú das recordações e que encontremos naquelas gavetas empoeiradas, meia dúzia de lembranças dos episódios que mais nos fizeram sofrer na vida. 
Embaixo dessas recordações deve haver também algum vestígio de sorrisos, ingressos de cinema, fotos de amigos, cartões de aniversário, um souvenir de algum lugar que você conheceu... Enfim, e nesses traços quase esquecidos pelo tempo é que lembramos do que diz sabiamente aquele dito popular: "Depois da tempestade vem a bonança". 
E "ai de nós" se não viesse, não é mesmo.
Viver já é tão cheio de regras, conceitos e preconceitos, opiniões, sofrimentos, enfim, se não fossem as bonanças após as tempestades nem haveria sentido existirem as tempestades.
Particularmente, acredito que podemos fazer das pedras um alicerce, dos medos uma aprendizagem, das contrariedades uma mudança de opinião, das velhas teimas entre amigos algumas boas gargalhadas. 
Nem sempre é fácil lembrarmos dessas dicas no cotidiano e, talvez seja por isso que a gente se agarre tanto aos problemas, por esquecer de resolvê-los, de não acumulá-los, de superá-los antes que eles nos soterrem. 
Confesso que há dias em que negligencio também essas dicas, mas logo me vem aquela vontade maluca de sair por aí cantarolando umas músicas antigas e cumprimentando as pessoas nas ruas.
Ideias fora de moda são o hit do momento: já reparou quem está bombando nos comerciais... Biafra, Beto Barbosa, até aquela música lá que diz... "Sorria, sorria da infelicidade que você procurou..."
Não tenho nenhuma teoria formada sobre isso, apenas acho que alguém teve a ideia de visitar o passado e fazer as pessoas viajarem na melancolia de suas fragilidades, no tempo de seus pais, ou seja, no ontem.
Tomara que daqui a alguns anos alguém tenha a curiosidade de visitar o passado que estamos construindo hoje; pode ser que encontrem algo interessante ou pelo menos que os faça rir um pouco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cadernos de adolescente

Conselho de mãe (para menores)

Amigos são pássaros