20 ANOS DEPOIS, A PAIXÃO PELA CAPOEIRA VIROU PROJETO SOCIAL

Café comunitário no dia 26 de julho no Espaço Cultural Nação Mandingueira
Atendendo a convites do amigo Marquinhos ou professor Barata, como é conhecido, estive visitando mais de uma vez o Espaço Cultural Nação Mandingueira. No último domingo de cada mês acontece o café comunitário e estive lá exatamente num dia de mesa cheia.

Fui muito bem recebida e logo percebi que ali havia muito mais do que somente a expressão da capoeira, havia um espírito puro de comunidade. Fui tentando conhecer um pouco do que acontecia e Marquinhos e Joalene foram me contando: "aqui tem aulas de jiu-jitsu, forró para os idosos, oficinas para as mães, palestras e aula de capoeira, claro". 

O local precisa de uma reforma 
O espaço foi doado pelo pai do Marquinhos que juntamente com a esposa e os amigos que cuidam do espaço vão promovendo ações pontuais para arrecadar recursos para o projeto; bingos e venda de pratinho de comida aqui e ali.

A sede tem apenas uma sala com piso e os poucos cômodos que restam ainda estão por terminar, mas nada que tire o brilho de um trabalho genuíno e acolhedor ali no bairro Bela Vista. Marquinhos me contou ainda que o pouco que conseguiram reformar do espaço foi conseguido com as doações de apenas 50 centavos trazidos pelos participantes do projeto a cada treino. 
Marquinhos é quem lidera o espaço
Fiquei muito empolgada e resolvi dividir a história com todo mundo, foi assim que surgiu a ideia do vídeo. No dia seguinte, liguei pro Diego: "temos que gravar com Marquinhos e pegar umas imagens do que acontece no espaço". Ele topou e em poucas semanas o vídeo ficou pronto.
Agora a ideia é buscar ajuda, fazer com que as pessoas entendam o papel social de alguém que.transformou a paixão pela capoeira em projeto social. 

Assistam o vídeo e vejam a riqueza que há em Paramoti apesar das más notícias que temos tido, tem gente empenhada em reverter esta situação, só temos que ajudar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amigos são pássaros

Cadernos de adolescente

Ciclos